terça-feira, 8 de novembro de 2011

Placa-mãe

A placa mãe é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos estes componentes. Existem alguns padrões de placas mãe, cada qual com seu tamanho específico e quantidade de barramentos e conectores.
Tipos de placa-mãe
AT
AT é a sigla para Advanced Tecnology.Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento. Isso exigia grande habilidade do técnico montador para aproveitar o espaço disponível da melhor maneira. Além disso, o conector de alimentação da fonte AT, que é ligado à placa-mãe, é composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos), que devem ser encaixados lado a lado, sendo que os fios de cor preta de cada um devem ficar localizados no meio. Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentação seja ligada, a placa-mãe será fatalmente queimada. Com o padrão AT, é necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador já pode ser desligado e clicar no botão "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento é desligado. Isso se deve a uma limitação das fontes AT, que não foram projetadas para fazer uso do recurso de desligamento automático. Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISAEISAVESA nos primeiro modelos e, ISA e PCI nos mais novos AT (chamando de baby AT quando a placa-mãe apresenta um tamanho mais reduzido que os dos primeiros modelos AT). Somente um conector "soldado" na própria placa-mãe, que no caso, é o do teclado que segue o padrão DIN e o mouse utiliza a conexão serial. Posição dos slots de memória RAM e soquete de CPU sempre em uma mesma região na placa-mãe, mesmo quando placas de fabricantes diferentes. Nas placas AT são comuns os slots de memória SIMM ou SDRAM, podendo vir com mais de um dos padrões na mesma placa-mãe.Embora cada um destes tenha de ser utilizado individualmente.


ATX

Dentre todas as mudanças de padrão ocorridas em muitos anos, essa foi a primeira no que diz respeito a placa-mãe e design, praticamente houve a rotação de uma placa-mãe Baby AT em noventa graus dentro do gabinete, proporcionando uma nova montagem e nova configuração para o suprimento de energia.
Das modificações ocorridas pode-se destacar:
- O processador foi descolado para longe dos slots de expansão, aumentando o espaço para inserção de periféricos;
- Houve o acréscimo aos reguladores de tensão de 12 volts devido ao aumento do poder de processamento dos computadores atuais;
- Conectores seriais e paralelos fixados na placa mãe e localizados na retaguarda do gabinete, reduzindo a quantia de cabos;
- Conector de potência único e a prova de falhas;
- Maior organização dos componentes internos facilitando a ventilação;
- Melhor gerenciamento de energia;
A acessibilidade e facilidade de expansão e manutenção são grandes vantagens do padrão ATX. Para que isso se torne possível a placa-mãe deve seguir recomendações definidas pelo padrão e delimitar seu tamanho total entre 30,5 centímetros de largura por 24,4 centímetros de profundidade.
Em seu painel traseiro está presente um amontoado de conectores para dispositivos de entrada/saída, ele deve conter o tamanho entre 158,75 milímetros de largura e 44,45 milímetros de altura. Conectores de teclado e mouse no formato PS/2, conector seriais eparalelos na maioria das vezes estão presentes nesse painel, mas também pode apresentar componentes onboard como placa de rede,placa de vídeo, placa de som, entradas USB e FireWire, todos ligados diretamente na placa-mãe, dispensando o uso de cabos.
Já para o processador, sua posição exata não é especificada, mas é recomendado que ele esteja localizado na parte traseira dos conectores de entrada/saída e para o lado direito do último slot de expansão, facilitando assim sua refrigeração e o acesso pelo usuário. Essa posição também facilita a instalação de placas de expansão, hoje o padrão ATX suporta até sete slots de expansão, que podem variar entre ISA, PCI, AGP, CNR, compartilhado ISA / PCI e compartilhado CNR / PCI. Também a direita do último slot de expansão devem se localizar os soquetes de memória, cuidando para que esteja suficientemente afastado borda da placa-mãe, para que facilite a limpeza e a atualização, podendo ser feita pelo próprio usuário.
Conectores de potência passaram a possuir formatos que impeçam a colocação errada garantindo mais segurança na instalação. Não há uma localização exata para eles, recomenda-se para conector de potência que sua posição seja mais a direita entre o processador e a borda da placa-mãe, cuidando o espaço ocupado pelos possíveis periféricos inseridos nas baias do gabinete. Já o conector ATX12V deve estar localizado o mais próximo possível do regulador de tensão, garantindo assim uma energia mais limpa.
Para conectores entrada/saída de disquete, IDE, SCSI também não há uma localização exata ao longo da placa-mãe. Como recomendações devem estar próximo da borda frontal da placa e para o lado direito dos ‘’slots’’ de expansão. Essa localização deve visar à redução e organização dos cabos a partir de seus conectores até seu destino, as baias de periféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário